sexta-feira, 13 de julho de 2012

Entrevista com o Pastor Reinaldo M. Lüdke

O Pastor Reinaldo dispensa apresentações. Ao longo do seu ministério  pastoral sempre esteve preocupado com a área da evangelização. Fizemos uma entrevista com ele especialmente a partir da sua experiência na Congregação Cristo de Porto Alegre de como eles trabalham a questão do Festival missionário. É motivador para todos os lideres que querem mexer com a sua comunidade visando ao trabalho missionário, levando o Evangelho de Cristo para todos. 

1    Como tem sido sua experiência na comunidade na preparação do festival?
No ano de 2011, quando a temática da Igreja Evangélica Luterana do Brasil girava em torno do destaque ACOLHENDO E INTEGRANDO, foi elaborado em nossa Comunidade Cristo de Porto Alegre o programa evangelístico ACOLHENDO E INTEGRANDO. A proposta central do programa é que os membros da Comunidade sejam testemunhas de Cristo junto às pessoas da sua “rede de relacionamentos”, ou “família ampliada”.Nessa perspectiva estão sempre projetados dois festivais missionários anuais: O primeiro no dia do Pentecostes, conhecido em nosso meio como o “Dia da Evangelização”. Esse Festival é para a mobilização interna, para encorajamento dos membros para a evangelização. O segundo sempre é realizado próximo ao dia da Reforma, em outubro. Para esse festival os membros convidas as pessoas da sua rede de relacionamentos; ou seja, procuram trazer para o culto aquelas pessoas com as quais eles convivem constantemente e que não estão integradas em igreja.

2    Que estratégias foram usadas para sensibilizar a comunidade para o evento?
Os membros foram convidados a participar de Encontros de Treinamento, ou Encontros de Preparação, com duração de três horas. Foram programados vários encontros no decorrer do ano. Nesses Encontros, coordenados pelo Grupo de Evangelização da Comunidade, sempre é estudada a fundamentação bíblica da evangelização e feito breve treinamento em torno das três principais ações que se espera de todos os membros, e que não são difíceis de serem realizadas: 1) Listar o nome de pessoas da família ampliada (rede de relacionamentos) que não são cristãos ou que estão afastados do convívio da igreja; 2) Orar regularmente pela salvação dessas pessoas; e) Demonstrar amor e estar pronto para testemunhar do amor de Cristo quando surgirem as oportunidades. Procuramos, nos cultos e reuniões, sempre ter o momento da evangelização, para manter acesa a chama da evangelização.
Além disso também foi feito um treinamento de evangelistas, visando a preparar pessoas que possam auxiliar nas visitas evangelísticas. O treinamento teve duração de três meses, com encontros semanais. Sete membros da Comunidade participaram desse treinamento.

3    Pode compartilhar um pouco sobre o resultado do evento?
Aproximadamente 130 membros da Comunidade participaram desses Encontros de Preparação. Muitos deles trouxeram membros de sua “família ampliada” para o Festival Missionário realizado em outubro de 2011. Nesse culto tivemos um total de 94 visitantes. Muitos deles deixaram seus endereços e continuam em contato com a Comunidade. Os responsáveis principais pelos visitantes são aqueles membros que os convidaram para o culto.

4     Pode compartilhar sobre as diferentes reações (inclusive as contrárias) da comunidade com o evento em si?
Começamos a falar mais sobre evangelização. O momento da evangelização tem sido importante para isso. Só assim pode-se criar a consciência missionária. Quem se envolve pode constatar que, com atitudes simples, e muita oração, pode-se realizar grandes coisas.

5   Alguma dica que os pastores e líderes não podem esquecer tanto na preparação quanto na execução do Festival?
Orar bastante pela evangelização das pessoas, assim como o apóstolo Paulo pediu aos colossenses (4.3-4) “Suplicai, ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus nos abra porta à palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual também estou algemado; para que eu o manifeste, como devo fazer.” Ter também uma equipe coordenadora motivada e preparada para os muitos desafios que surgirão. Ter nos cultos e nos encontros da Comunidade um breve momento, que pode ser chamado de “momento da evangelização” para, constantemente lembrar dos desafios e oportunidades da evangelização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário